sábado, 29 de novembro de 2014

Vida de estudante no Red River College em Winnipeg (v2)

sábado, 29 de novembro de 2014
Obs. As alteracoes que foram feitas neste post dqui em diante terao outra cor ou serao grifadas. =)

Oi gente, tudo bem?

Aqui esta tudo maravilha.... =)

Gostaríamos de agradecer todos os comentários e o carinho. Vocês já nos deixaram mais de 600 comentários (contando as nossas respostas a alguns). Lemos todos com muita atenção e assim que pudermos responderemos em videos de duvidas ou faremos um post sobre o assunto. Obrigado mesmo, estamos adorando essa nossa interação...

Hoje o assunto é vida de estudante... Baseada na minha vivência de uma estudante de Marketing and Sales.


RRC Princess Campus - Entrada pela William St. - Detalhe no ponto de ônibus (O ônibus de numero 3 é gratuito)

Sei que estamos devendo um post sobre a Red River, mas infelizmente não conseguimos escreve-lo antes por vários motivos, sendo um deles tempo. Vocês vão ver neste post como a vida de estudante na Red River é puxada (e também acredito que nos outros Colleges e Universidades de Winnipeg e no Canada em geral seja mais ou menos assim também). Pra vocês terem noção, estou escrevendo este post daqui! hehe

Laboratório dentro da biblioteca
Bom, fiquei pensando um forma que não ficasse cansativa e também sem muito detalhes, sendo assim, pensei em colocar em tópicos o que gosto e nao gosto da Red River College de Downtown (Roblin Centre/Princess Campus/ Exchange District Campus) e também um vídeo ( ainda não esta pronto, mas assim que estiver, divulgo no grupo do face) citando as dez coisas que mais gosto daqui (estas estarão detalhadas mais a baixo). Como diria meu professor de matemática do ensino fundamental "a ordem dos fatores não altera o resultado" hehe, ou seja, a ordem que vou descrever abaixo não tem significado. Antes, vou dar uma breve introdução sobre como funciona a RRC.

Como funciona estudar na RRC

Bom, a RRC providencia muitos dias de Orientation Day, mas algumas vezes parece mais uma Orientation Week haha...mas como eu já tinha feito inglês no LTC, fui informada pela secretaria do curso de inglês que eu não precisaria comparecer em todos, apenas no do meu curso mesmo. Foi depois de um feriado de segunda feira a tarde e durou umas 3 horinhas. Foi bem tranquilo, mas ao mesmo tempo foi bastante produtivo, pois a Coordenadora do curso falou um pouquinho com a gente, depois uma das minhas professores continuou apresentando o curso no geral e fez uma dinâmica para a sala. Também tivemos a visita do Students Association com comida, brindes e muita informação legal.

Comida hummm bela recepcao hehe
Uma semana antes, fui pagar o termo do College e a moça imprimiu meu time table (horários das aulas), pois no site onde deveria estar disponível não estava ainda - HUB. Pelo fato do meu curso ser full time, o meu schedule é todo "bagunçado", ou seja, tenho aulas cada dia em um horário diferente, com alguns intervalos pra não ficar puxado.

Explicando um pouco mais da questão do horário full time que eu pouco entendia quando estava no Brasil é que aqui para fazer um curso no College você tem que estar disponível de segunda a sexta das 8am até as 6pm, e dentro desse período, eles vão montar seu schedule, sendo que um dia pode ser que você estude das 8am as 5pm e outro das 8am as 1pm,por exemplo.

Outra questão que eu tive duvida no inicio também era com relação ao termo e sua duração na RRC. "Termo" é a definição de 4 meses de estudos, sendo assim, o ano é feito de 3 termos - um com inicio em Janeiro, outro em Maio, e outro e Setembro. Claro, você não terá férias longas entre os termos como acontece no Brasil, porem você pode ter uns dias de ferias entre um termo e outro, assim como, dependendo do termo que você esta, pode ser que haja spring break, por exemplo, ou alguns feriados...

Brindes do Students Association
Dica  - Se você for pagar a escola com um cartão de débito ou crédito de um banco de Winnipeg, lembre-se de verificar primeiro o seu limite diário (inicia com C$500) pois do contrário, você terá que ligar ao Banco e solicitar para que eles aumentem o limite momentaneamente para você efetuar o pagamento. É super simples, e rápido ;) Porém geralmente o College ou Universidade não divide em parcelas o pagamento.Ou seja, facada de uma só vez!!! Lembrando que voce tem que pagar pelo termo que vai cursar, e no meu caso um termo tem duracao de "6 meses" (pois na pratica so seria 4)



Obs. Detalhe que o video foi feito quando ainda nao tava nevando. Obs. Na Princess com a William tambem tem um Subway que esqueci de mencionar alem da Old Spagueti Facteory ter mudado de nome.


Dificuldades vs Facilidades

Na primeira semana, foi possível identificar algumas mudanças com relação a fazer o curso de inglês aqui se comparado a imersão na Faculdade depois. Confesso que o inglês foi um pouco diferente nesse começo e mais facil pra mim, pois eu estava acostumada com meu professor que tudo que ele falava era difícil de entender mas ele explicava(até por que estavamos aprendendo), e os meus classmates eram todos international students (em sua maioria Chineses e Brasileiros).

Então, quando comecei a Faculdade já na primeira semana vi que o conteúdo era mais especifico e também que os professores e maioria dos classmates eram todos canadenses, foi complicado... Eles falam bemmmmmm rápido, e não param toda hora pra explicar. Sendo assim, a primeira semana, foi mais pra acostumar o ouvido e se situar do que estava acontecendo ao meu redor. Na verdade, nao eh que voce nao entende, voce entende as palavras porem nao consegue conectar o pensamento, eh estranho hehe.

Por outro lado, percebi que o curso de inglês me ajudou muito, pois o professor nos preparou não só na questão do ingles, como também a estar preparado para debates, discussões em grupo, apresentações em sala feitas em formato canadense (ex. começando com um hook, tipo uma pergunta ou um fato ou um video, dizendo o objetivo e assim vai), lendo revistas e jornais com linguagem rebuscada como Maclean's Maganize and Globe and Mail, assistindo videos do TED.com (como já citados e compartilhado em posts anteriores), revendo essays, summary, e muitas outras coisas que foram fundamentais.

As apresentações que tivemos fora de sala de aula sobre como fazer prova no canada, tomar nota enquanto estuda, entre outras ajudaram muito mesmo. Eu so tenho a agradecer ao meu professor, meus colegas e todas as pessoas que fizeram parte desses 4 meses no Language Training Centre.

Agora vamos fazer uma comparação do que acho legal e funciona bem com o que não tem sentido na minha opnião... Comentem o que acharam depois ;)

O que eu gosto
  • Pontualidade
Se a aula começa as 8am, 8h01am o professor já começou a matéria (raras as exceções). Se o trabalho tem que ser entregue as 10am, 10h01am o aluno já perdeu nota se não entregar. Ou seja, eles levam muito a serio a questao do horario aqui. Em cada sala de aula tem um relógio para que o professor não se perca e nem os alunos. Cada aula tem a duração de 50 min e 10min de break, ou seja, nenhum sinal vai tocar como não toca em nenhuma Universidade do Brasil, porem o relógio esta la como prova de quando começa e termina a aula.
  • Organização e informação
A estrutura de cada curso (ou programa para eles) é bem estruturado! Eles te entregam no Orientation Day uma brochura sobre seu curso com as datas ja de mid terms e final exams, quando você pode trancar uma matéria, falam sobre várias regras como  proibição do plagio, cola, entre outros, pois eles levam isso muito a serio aqui também. Na agenda que a gente ganha de brinde da Associacao de Estudantes, já vem também todos os departamentos que a escola tem, os números de telefone, onde ficam os orgão dentro do campus. Alem do mais, no primeiro dia de cada matéria (ou curso para eles), eles tem mostram o course outline com todas as datas, o que sera abordado em sala, assignments, tests, e tudo mais.

(Lembrando que tudo isso, fica no LEARN - site que você tem todas suas notas, muitas vezes os professores colocam os power points, as datas de trabalhos, você tem um email interno para conversar com outros alunos e professores, ou seja, esse site é sua vida acadêmica haha. 
  • Explicação
Como eu ja disse sobre a organizacao e informacao, eles gostam muito de explicar (a maioria deles) tudo tim tim por tim tim como que funciona, como fazer um trabalho, o que eles esperam do assignments, tudo direitinho no inicio, para que depois voce dizer que nao sabia. Isso ocorre mais no inicio do termo mesmo, pois os alunos sao novos e nao estao acostumados com o ritmo intenso (que vou explicar mais pra frente). Inclusive, eles explicam como organizar seu tempo fora do college, quantas horas deve estudar por dia, essas coisas.
  • Locker
Bom, o locker você pode alugar online ou no print and graphics dentro do College. Se for fazer online, fica no site do HUB que passei pra vocês logo acima, ou senão, você pode ir pessoalmente. Armário pequeno por 8 meses custa $20 e um grande como o meu custa $35 no Princess Campus(pelo espaço e diferença de preço compensa muito o grande). Voce pode escolher o andar também e a indicação é para voce escolher no andar que terá mais aulas.

Eu escolhi no segundo andar, pois achei um andar intermediário, uma vez que normalmente você tem aulas em todos os andares, e nos extremos como terreo e quarto andar é ruim, pois se você tem aula no atrium e depois tem que ir para o quarto pegar suas coisas, é bem mais demorado hehe. Fiquei em duvida entre o terceiro e o segundo, mas ainda preferi o segundo, pois fica mais próximo do térreo, onde você sai ou entra do College.

Lockers no segundo andar e no vão entre eles, ficam dois corredores para os banheiros

Meu locker no verão! Já no outono hehe... mais roupa e sapato que livros =)

  • Infra estrutura do College
Bom, o College é bem equipado e conta com uma pequena biblioteca com computadores e break rooms (salas de estudo de grupos), uma academia pequena, vestiário com chuveiro, tem vários departamentos de apoio ao aluno como Child Care Services que você pode deixar seu filho de 18 meses a 5 anos de idade (mas acredito que o centro não fica no Princess Campus), tem também Counselling Services funciona tipo como apoio psicológico para os alunos, Acessibility Services, Diver sity and Intercultural Services, Student Employment Services que ajudam a montar resume e tem site com oferta de empregos, Health Services com enfermeiras no campus.

Há também o International Students Departament que ajuda os estudantes internacionais de diversas formas inclusive dando palestras para alugar apartamento e outras duvidas pertinente dos recém chegados. O Academic Success Centre e Tutoring Services com auxilio como dicas para fazer tests ou como estudar, alem dos tutors (alunos e-ou professores que tiram duvidas a quem precisar e fazem o exercicio com você...remunerados por esse serviço)  que lhe auxiliam em ingles, matematica, entre outros. Temos também o departamento de Lost and Found, o WebAdvisor que é outro site muito importante inclusive para fazer pagamento online, por exemplo, Parking Services (estacionamento) com vagas limitadas, Print and Graphic Centre como ja mencionei onde você pode imprimir ou recarregar sua conta para imprimir no LAB (Você ja vem "supostamente" com um credito de $15 iniciais na sua conta, depois disso cada impressão tem o custo de 10 cents sendo sua responsabilidade pagar), Security, Student Service Centre onde você faz sua carterinha de estudante quando chega aqui e pode fazer pagamentos também, pedir informação e muito mais.

Resumindo, tudo isso é o que você pode esperar da RRC! Segue algumas fotos pra vocês!!!

Mural de panfletos sobre os cursos oferecidos (andar térreo).



Information Centre no Atrium (Térreo)

Student Employment Services (segundo andar)

Essa porta a esquerda é bem bonita, parece que se você abrir vai entrar em um cofre magico... Só que não rsrsrs 

Acesso as escadas



Área de descanso do segundo andar

Aquecedor...Obs - podia ser mais forte ne hehe Friooo...



Poltronas no Atrium

A foto já diz né hehe


Entrada para biblioteca
  • Infra estrutura da sala de aula
As salas são super equipadas com tela de projeção, audio visual, projetor, mesas e cadeiras novas (inclusive não são individuais como no Brasil, e sim cada sala tem um formato especifico como duplas, em "U", bancadas, enfim). Independente do formato todas tem tomadas individuais para conectar seu computador se necessário!!!


Uma das salas no Princess Building
  • Refeitório
Tem um refeitório com mesas e cadeiras, microondas para quem quiser levar sua própria comida ou lanche (a marmita do dia a dia), tem um Tim Hortons la também (vive com fila huahuaua), assim como o MERC que vende produtos do TALL GRASS que é tipo uma padaria daqui e eh onde vende o passe de onibus mensal de estudante, tem um ponto que vende alguns produtos do Starbucks também. Nos arredores, tem alguns restaurantes pequenos, subway e na Bannatyne (rua proxima), você encontra a Little South America (com os restaurantes Hermanos, Corrientes e Carnaval), assim como continuando a Princess Street passando o Campus sentido Norte, tem a Little China Town (e poe little nisso haha).

Refeitorio visto de cima

O fast food mais canadense que existe! Tim Hortons ( Vamos ver agora que o Burguer King comprou a marca como vai ser)


Outra parte do refeitório

Ponto de venda de produtos do Stabucks - Atrium

Vending machines ;)

MERC

  • Students Association
O Students Association é um órgão bem ativo na escola! Eles oferecem vagas de emprego part time pagos por hora como por exemplo events coordinatior, events staff assim como voluntario como o Food Bank que eu participo. Também te oferecem muitos eventos dentro e fora da escola, como festas, viagens, semana temática e muito mais. Voce pode se inscrever no Food Bank ou tambem conversar com alguem la caso tenha algum problema dentro de sala de aula, com professores, enfim, é bem bacana mesmo.
  • Mid terms and finals (provas) - semana sem aula
Um dos motivos que eu gosto quando esta perto dessas duas semanas é que eu não tenho aula e posso me focar só nos exames. Alguns programas nao funciona dessa forma como Hospitality, mas acho que ajuda muito, saber as datas desde o primeiro dia o que te ajuda a se preparar melhor.

Schecule de Mid Terms...ai meu Deus, já saiu das Finals tambem...
  • Blogs que te ajudam a estudar e informativos
Uma vez fui procurar informacoes sobre tutor, e verifiquei nos paineis do Student Services que há também divulgando muitos blogs como de matemática para quem tem dificuldade no aprendizado. Eles são feitos pelos próprios professores que dão a materia (se não me engano), porem qualquer aluno pode acessar. Assim como tem um que tem dicas de ingles. Vale a pena procurar se informar a respeito, caso seja de seu interesse.

Mural 1

Mural 2

Mural 3

Se quiser dar uma olhadinha, de um zoom

Mural 4

Mural 5

Mural 6

Mural 7
  • Processo de aprendizado e nao memorizacao
Percebi que aqui eles focam muito o processo de aprendizado ao invés da memorizacao, uma vez que eles te avaliam constantemente ou senao passam muita licao de casa, trabalhos, de forma que voce esteja sempre em contato com o conteudo. O que é bom e ruim ao mesmo tempo, porem o lado bom é que voce nao precisa se esforçar tanto para estudar para a prova. (O ruim vou falar no mais pra baixo haha)
  • Eventos profissionais - Networking
Para os cursos relacionados a business, já tivemos um evento chamado First Impressions Event que é tipo uma Job Fair onde coloca voce em contato com os empregadores, porem no caso a entrevista é feita no local, porem ja foi previamente agendada (com algumas excecoes). Tera uma agora em Janeiro tambem, porem terá um custo de $50 e acredito que sera da mesma forma. Acredito que essa é uma das vantagens de se estudar no College, pois eles estão sempre voltando as materias para o lado pratico assim como auxiliando voce na busca por emprego.

Propaganda do Evento

Dia do Evento no ginasio da RRC Notre Dame



O que eu NAO gosto
  • Livros
O preco é muito caro dos livros, não esta incluso na tuition e alem do mais, pode ser que dentre os livros requeridos para compra, o professor de aula não use. Ou seja, o professor no primeiro dia fala que é importante comprar, sem ele voce nao passa, e quando vai ver, ele nem usa ou o livro nao serve pra nada. Enfim, então sugiro que se voce consiga compra-los second hand ou pelo Kijiji ou atraves de alunos graduados ja, é uma otima opção. Voce tambem pode encontrar tanto usados quanto novos na livraria da RRC, seja pelo site ou na Campus mesmo. No meu primeiro termo paguei $700 comprando na livraria da escolar, sendo um deles usado.

Livraria vista de fora - Atrium

Alem de livros, vendem roupas, bolsas, canetas e muito mais

  • Mudar de sala
Como em filmes norte americanos, cada aula que voce assiste é em uma sala diferente assim voce e o professor tem que mudar de sala de uma em uma hora, o que muitas vezes não é muito conveniente, pois voce tem uma aula no quarto andar agora e depois no primeiro. Claro, eles buscam fazer com que voce nao se desloque tanto, mas mesmo assim, eu não gosto particularmente. No Campus que estudo, as aulas são até o quarto andar e tem elevador tambem, além das escadas. No começo voce fica meio perdido, pois eles é composto por 3 predios, porem depois voce se acha e tudo fica mais facil.
  • Professores perdidos e materias muito basicas
Bom, isso não posso reclamar muito, pois no site da RRC, voce encontra a grade de cursos para cada programa. Porem, eu nao sabia que ia me deparar aqui com materias tão basicas como aprender algebra em matematica e aprender a mexer no word. Além do mais, tem professores muito preparados assim como outros que nem tanto. Minha professora de matematica erra os resultados durante a aula e até na prova, alem do que ela não sabe fazer certas contas sem usar a calculadora. Claro, pra alguns exercicios o uso é fundamental, porém pra outros basicos não é necessario. Um exemplo é que quando tem conta com fração, ela prefere transformar em numeros decimais e usar a calculadora, pra depois ela ver que o resultado é um numero inteiro, do tipo, resolver uma fração sem a calculadora seria muito mais simples. Bom, não sei se deu pra entender direito, hehe, mas o que eu quero dizer é que aqui, eles tem uma outra cultura em relação ao aprendizado e nem sempre é a maneira mais simples a facil de aprender, o que deixa muitas vezes os alunos que não sabem a materia, perdidos.

Me diz, pra que complicar tanto uma conta?
  • Foco no Canada
Tudo o que é falado em sala de aula de maneira geral, inclusive nos livros, é focado na realidade Norte Americana ou só Canadense. Então, dependendo do curso que voce for fazer, tenha em mente que se voce quiser ter uma visao geral sobre o assunto, será meio dificil de encontrar aqui. Acho que isso acontece no Brasil tambem, os exemplos dados em sala de aula e ensinados são voltados para nossa realidade brasileira, porem eu nao tinha notado até chegar aqui.

Dois do livros fisicos, e um dos livros online ao fundo com o codigo de acesso

  • Seguranca
Bom, o Campus como voces sabem fica no Downtown, uma regiao que não é das melhores em Winnipeg e a porta é aberta ao publico. Não é necessario entrar com carteirinha se nao me engano das 7 e 30 da manha ate certo horario da noite, ou seja, dentro desse periodo pode entrar quem quiser e muitas vezes, principalmente no frio, entram pessoas só para se esquentar. Já houve relatos de furto e outras coisas, mesmo tendo segurança no primeiro andar e cameras espalhadas por toda parte. Mas claro, comparando ao Brasil, é um lugar bem seguro no geral.
  • Temperatura dentro do Campus

Nossa, é muito frio!!! No verão e no outono, até com a sensação de menos 35 que pegamos até agora, o College não é um lugar tão aquecido igual ao Notre Dame. Meus colegas e eu achamos que é pelo fato do terreo ter duas portas grandes uma de cada lado o que faz corrente de ar, porem outro dia a sala tava super fria e o corredo pra chegar ate ela, estava mais aquecido. Bom, enfim, não sei ainda o que acontece lá hehe, mas ate os canadenses que são mais imunes ao frio falam que o Campus é gelado.
  • Overload
Muitoooo conteudo, licao de casa, trabalho, apresentacao, que voce não tem ideia. Não estou falando na sala de aula, mas fora dela também. É exigido que você estudo bastante e eu não acho que a cada uma hora de aula, 30 minutos de estudo em casa seja suficiente. Você é muito exigido e eles não querem nem saber, passam tarefa e mais tarefa pra você fazer. Apesar de exigir reunioes entre os professores para nao coincidir datas de provas e aproveitar as materias dos outros na sua propria, eles passam exigem bastante de voce quando comparado ao Brasil. 
  • Contract group
Isso é uma coisa que realmente achava nada a ver até enfrentar problemas com atividades em grupo aqui. Algumas materias pediram para os grupos assinarem um contrato se comprometendo a participar, ajudar os colegas, entre outros. Além do mais, você tem que colocar a nota que você quer atingir com o seu trabalho. Eu achei isso bem sem sentido, pois não sei, tudo que eu faço é pra dar meu melhor e tentar tirar a nota máxima, isso não significa que irei tirar. Porém, uma das professoras, quando falei isso, falou que meu grupo não era capaz de tirar 100% (detalhe, ela que escolheu meu grupo.) e que ela ia tirar a nota do nosso contrato, pois as gente colocou 100% (detalhe, vale nota esse negocio). Enfim, eu achei um absurdo! Porém, hoje percebo porque alguns professores fazem isso...o pessoal aqui (digo não só os canadenses como international students) não estão muito nem aí e realmente não querem nada da vida. Nesse grupo que a professora falou isso tem um canadense e um chines que nao entende ingles. O canadense deixou tudo pra ultima hora, mandou metado do esperado e ainda uma introducao com duas linhas. O chines mandou um pouco mais, porem no dia de entregar o trabalho. Eu nao sei, porem nunca tive problema com trabalho em grupo no Brasil, pois a gente que escolhe nosso grupo, porem aqui, pelo fato da maioria das vezes voce nao escolher, voce fica meio amarrado. Enfim, não gostei dessa parte de contrato de grupo e de você não poder escolher as pessoas para trabalhar com você.

Bom, acho que sobre a RRC resumidamente eh isso! Espero ter ajudo um pouquinho voces quanto as duvidas e se tiverem mais, fiquem a vontade em mandar e assim que possivel responderemos elas, sendo em forma de post ou video.


Entrada pela Princess Street com ponto de onibus na frente (obs ja que nao eh coberto, o pessoal espera dentro da escola quando esta frio hehe)






Forte abraco a todos e boa semana! Dezembro tem muito mais...lembrando que ja fechamos o temas para esse proximo mes, porem para 2015, fique a vontade em mandar suas sugestoes.

Aline (e Igor tambem)


19 comentários:

  1. Muito bom o post!!!!
    Aline, faz um posto ou video falando da sua experiencia com ESTUDO/TRABALHO

    ResponderExcluir
  2. Aline, parabéns. O post ficou muito show e vai ajudar muito quem planeja estudar na RRC (como eu, hehe). Pelo que eu entendi, exceto no inverno você consegue ir da sua casa até o College a pé? Outra coisa, qual curso você está fazendo? Business Administration mesmo?

    Abraços!

    César

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline,

    Obrigada pelo post!

    Pretendo estudar BIT na RRC em 2015. Já pesquisamos bastante, mas uma coisa ainda não está clara. Quando vamos fazer a matrícula, precisamos pagar o valor do curso inteiro? No meu caso, o curso tem duração de 2 anos. Então eu precisaria pagar/comprovar o valor referente aos 2 anos de curso?

    Desde já, agradeço a ajuda de vocês!

    take care xo

    ResponderExcluir
  4. Nossa Aline, excelente post! Parabéns mais uma vez pelo blog de vocês! Muito bom saber sobre o esquema de estudos canadense, confesso que me deu ate um friozinho na barriga.. Será que vou dar conta:..rs.. pretendo ingressar em agosto de 2016..
    Uma duvida, vc falou que durante o ano existe 3 termos..mas ai não tem aquelas férias de verão não?
    Obrigada, bjs
    Yanne

    ResponderExcluir
  5. Muito legal o seu relato, Aline. Acompanho o blog de vocês já faz tempo, desde que vi uma menção no fórum do Canadá para brasileiros....
    Você poderia, por favor, me esclarecer duas coisas: durante o curso de inglês pode fazer trabalho voluntário? Quando começa o college e você passa a ter direito de trabalhar, precisa alterar a sua permissão de estudos?
    Muito obrigada pela disposição de vocês :)
    Bjs, Debora

    ResponderExcluir
  6. Olá, Igor e Aline!

    Show de bola esse post, hein!?
    Deu pra ter uma boa ideia do RRC e da vida de estudante em Winnipeg.
    Aline, diante de toda essa rotina, você consegue trabalhar part-time tranquilamente? Vi em um dos videos do canal que você estava trabalhando 3 dias por semana.
    E os part-time jobs no campus? Vocês acham mais interessante buscar uma oportunidade no próprio college, ou seria mais interessante buscar uma oportunidade fora, até pra mudar de ambiente?
    Muito obrigado por compartilhar suas experiências conosco.

    Grande abraço

    Paulo Mesquita

    ResponderExcluir
  7. Olá Igor e Aline!
    Primeiramente parabéns pelo blog! Minha noiva e eu acompanhamos seus posts e adoramos o seu trabalho. Temos um plano parecido com o de vocês, queremos ir para Winnipeg! Pretendo fazer a pós graduação em International Business, e gostaria, se não for pedir demais, que postassem mais informações sobre este curso, seu nível de dificuldade, matérias... Obrigado!

    ResponderExcluir
  8. E as diferenças entre o campo Notre Dame e Princess? Tem fotos do Notre Dame?

    ResponderExcluir
  9. gostei, bem explicativo.

    ResponderExcluir
  10. Oi tudo bem?
    O que esta achando do curso de MKT and Sales? Eu ja estou fazendo o curso de Ingles aqui na main St e AINDA estou em duvida em qual curso fazer: Hospitality or International Business.

    Beijosss e parabens pelo Blog!

    ResponderExcluir
  11. Esse foi um dos melhores posts que encontrei sobre estudo em Winnipeg! Parabéns de verdade,na minha opinião ia ajudar bastante se vcs puderem falar do valor! Mto obg :)

    ResponderExcluir
  12. Esse foi um dos melhores posts que encontrei sobre estudo em Winnipeg! Parabéns de verdade,na minha opinião ia ajudar bastante se vcs puderem falar do valor! Mto obg :)

    ResponderExcluir
  13. Oi casal!

    Eu e minha esposa (Natalie) já acompanhamos vocês há algum tempo (do blog Saga Canadá... lembram?)... Sempre olhávamos os posts mais recentes e uns antigos "aleatórios". Tem umas 2 semanas que estou vendo TODOS os posts de vocês desde o início... E acabei chegando nesse post. MUITO BOM mesmo! Não sei se vocês lembram, mas já tinha comentado com vocês que estou indo fazer International Business agora em setembro/2015. Já tinha até trocado uma ideia com a Claudia Alvares, o que também foi muito bom, mas agora tenho a perspectiva da Aline também, o que me deixa ainda mais "por dentro" do RRC. Obrigado por vocês fazerem essa questão de compartilhar a vida de vocês com a gente. E parabéns pelo blog. Vocês são 10! Abs!

    ResponderExcluir
  14. Obrigada pelo seu blog, ajuda muito!

    Vc sabe algo sobre o dia a dia do curso da Red River de Creative Communications 2-year? Vc tem amigos que fazem esse curso e comentam com você? Estou pensando em fazer esse, pois sou formada no Brasil em Comunicação Social - Rádio e TV.


    Obrigada!

    ResponderExcluir
  15. Oi Aline! Estou aplicando para a Red River College, curso de Business com major em RH. No seu curso, você consegue trabalhar? Em quais horários? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Camila, uma dúvida quando vc vai aplicar já tem de escolher o seu major?

      Excluir
    2. Bom dia Camila, quando vc faz aplicação já tem de escolher o major?

      Excluir
  16. Ola! Muito Legal! Normalmente qual são os horários das aulas de inglês? Tem horario definido? ou é como dos cursos, tem que estar disponível.

    ResponderExcluir
  17. esse blog é excelente... eu ainda não consegui parar de ler, super informativo. Parabéns ao casal!!!

    ResponderExcluir

BRazuCAs por AI - Em Winnipeg © 2014