quarta-feira, 27 de maio de 2015

Walk in clinic x hospital

quarta-feira, 27 de maio de 2015
Oi gente, tudo bem? E ai, galera, beleza?

Aqui tudo otimo, as temperaturas continuam subindo e ontem chegou a 29 graus aqui. A cidade esta muito linda e muito gostosa pra passear!!! Infelizmente vimos na previsao que a temperatura pra sexta esta prevista ser entre 2 graus e 12. Pois eh, welcome to Winnipeg!!! Quem ja morou em SP como nos, sabe como eh isso...loucura!!!

Enfim, hoje vamos falar de um assunto que queremos falar ha algum tempo que eh a diferenca entre Walk in clinic e Hospital. Nós ja temos um video falando sobre isso no youtube, porém esse post é sobre nossa experiencia de fato no hospital, que até então só haviamos utilizado os servicos da walk in clinic. Inclusive, tambem temos um post falando um pouco da diferenca entre o serviço médico daqui e do Brasil que relatamos no blog ano passado. Deem uma procurada no indice que voces vao encontrar esses posts que estamos falando =)

Então vamos lá...

Como as walk in clinics aqui tem horario de funcionamento restrito ao dia, não a noite ou madrugada (algumas vao das 09hs as 19hs por exemplo), tivemos que utilizar o hospital para um problema que poderia ser resolvido em uma walk in clinic. Pois é, eu (Aline) tive o mesmo problema de infecção urinária novamente como relatado no outro post de walk in clinic, e como voces podem conferir lá, eles me atenderam super rapido e já me passaram a prescrição do remedio, e em meia hora aproximadamente estava tudo resolvido. Porém, como dessa vez o meu problema se intensificou da tarde pra noite, quando a walk in clinic que fica meu family doctor (ficava, pois mudamos de family doctor) havia fechado ja, fui trabalhar e resolvi ir depois do trabalho para o hospital, afinal era so eles me passaram o remedio para que eu pudesse tomar, nada demais.

Ja tinham me falado que as vezes é melhor voce esperar ate o dia seguinte em casa mesmo pra passar em uma walk in clinic do que ir para o hospital, caso seu problema nao for grave como era o meu caso...nao era nenhum acidente, eu nao tinha quebrado nada, eu nao estava entre a vida e a morte hehehe...porem quis arriscar mesmo assim. Pois é, a pessoa que me avisou disso estava certa! (Depois conto o caso dessa pessoa abaixo). Chegamos la, no Hospital Saint Boniface, que é uma cidade e foi um pouco complicado achar a emergencia de la heheh, mas achamos. Não estava tão cheia a sala de espera e eu e o Igor pensamos "Vai ser rapido, que bom", pegamos uma senha e logo fomos atendidos. A moça da recepção faz milhares de perguntas, meu deu o copinho pra fazer o exame, e coloca uma pulseirinha em você. Esperamos naquela sala com pouca gente por volta de 1h30 a 2hs, ate que ficamos perguntando tantas vezes pra recepcionista que alguem nos chamou. Fomos pra uma salinha que dividimos com uma senhora, e essa salinha ficava dentro de uma salao cheio de mini salinhas e sentamos la pensando "Agora vai..." e nada gente...nenhum medico passava por la, um corre corre de gente, e enquanto isso, a senhora puxou papo com a gente...ela estava com o pe bem roxo sabe...e  nos disse que havia chegado la as 4pm, por ai (Isso ja era quase meia noite) e ela estava naquela salinha desde entao, e falava que sentia muita dor e que achava que ela ia ter que amputar o pe, se nenhum medico viesse logo dar uma solução pra ela. Quando ela falou que chegou as quatro da tarde, lembrei do relato da minha amiga...e na hora comecei a falar pro Igor que era melhor irmos embora, e esperar em casa (mesmo que com dor), para que eu pudesse ir numa walk in clinic no dia seguinte. Dai o Igor resolveu pressionar o pessoal la afinal eu so precisava do remedio pois tinha certeza que meu exame ja estava pronto e tinha dado que eu estava com a infeccao, eu so precisava da receita mesmo. E entao, depois de alguns minutos veio o medico, fez algumas perguntas e ele disse que viria uma enfermeira me dar a receita e um comprimido para que eu ja pudesse tomar. Mais alguns minutos, ela veio e pudemos finalmente ir embora depois de quase 3hs esperando. E senhora ficou la ainda, coitada...sem previsao de quando um medico visitaria ela de novo.

Enfim, o caso da minha amiga que eu ia contar foi pior que o meu...pois ela nao estava se sentindo bem, passando mais mesmo...e ficou da meia noite ate as 7am pra ser atendida, provavelmente nessa salinha que fiquei. Depois que o medico viu ela, deu um remedio e ja deu alta. Provavelmente se ela tivesse repousado em casa, e fosse na clinica no dia seguinte, talvez teria sido melhor.

Bom, o que deu pra perceber com nossa experiencia e pelo o que já nos falaram, é que na cidade tem falta de médicos sim e além disso, o processo é bem burocratico para contratação, uma vez que o sistema de saúde daqui é publico. O que percebemos é o que já tinhamos falado pra vocês anteriormente que muitos já nos tinha alertados, que só pudermos confirmar nesse dia de que precisamos ir para o hospital. Só vá lá se você realmente precisar, se for uma urgência mesmo, senão eles não vão dar prioridade mesmo, eles vão dar prioridade para quem esta realmente precisando de atendimento imediato. Do contrario, busque ir numa walk in clinic mais proximo a sua casa ou no seu family doctor mesmo que sem appointment, que eles vão dar um jeito e vai ser bem rapido e eficiente o atendimento. Sobre family doctor, tambem ja falamos em videos, só não falamos o motivo que mudamos de doutor, foi porque o nosso simplesmente se mandou pro país dele e não tem previsão de voltar. Como somos muito amigos do farmaceutico que fica la na clinica tambem, ele explicou que era melhor arranjarmos outro, pois como ja relatei acima, o processo de contratar um outro medico para aquela clinica ia demorar por ser burocratico, entao como ja tinhamos visto que havia uma no downtown com plaquinha que estavam aceitando novos pacientes, fomos la e estamos passando ja nessa nova clinica desde entao. Pra transferir a documentacao, seu historico daqui, de uma para outra pode custar por volta de 30 a 40 dolares, entao ainda estamos vendo se vale a pena, uma vez que so ficamos la somente por um ano.

Well, é isso ai pessoal...se voce tambem teve a experiencia de se consultar na walk in clinic ou no hospital daqui, deixe seu relato e compartilhe para que possamos comparar nossas experiencias.

Forte abraco a todos e bom restinho de semana.

Aline e Igor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BRazuCAs por AI - Em Winnipeg © 2014